Beija confessa a Severina que está gostando de João Mendonça
Beija começa a organizar a ceia de Natal e manda convidar seus amigos mais íntimos, entre eles os pais de João Mendonça. Depois, ela dá ordens expressas às escravas para que não permitam a entra de Antônio Sampaio no palacete e muito menos que ele se aproxime de Teresa.
Augusta continua sendo desprezada pelo marido e pelo genro, e já se imagina passando a noite de Natal sozinha. Beija confessa a Severina que a cada dia gosta mais de João Mendonça e diz que decidiu fechar a chácara durante o verão, para se dedicar a ele.
Candinha conta a Valdo que está grávida, mas não revela que ele é o pai do filho que espera. Antônio está decidido a afastar Teresa de Beija e pede a Aninha que o ajude a criar sua filha.
Aninha fica indignada com pedido do marido, acusa-o de estar fazendo isso por ciúme e para se vingar da amante, e deixa claro que jamais vai permitir que a menina conviva com seus filhos. Augusta vasculha a casa e o escritório do marido, à procura de ouro.
Antônio vai ao Arraial e fica sabendo que Beija fechará a Chácara do Jatobá, por causa de João Mendonça. Valdo tenta, em vão, convencer Maria a desistir da vida religiosa e se casar com ele.
João Mendonça, apoiado pelos outros membros do grêmio, pede ao Coronel Botelho que financie a publicação de um jornal para defender seus ideais políticos. Josefa fica sabendo que Avelino deixará o Arraial no dia seguinte, e decide ir ao seu encontro na beira do lago. Os dois se beijam, apaixonadamente, e fazem amor.